HOME CONTATO EQUIPE



| |

SUA POCHETE É TÃO BELT PURSE!


Então ok, se eu falar para você que aquela bolsinha de cintura que seu pai, avô, tio pentelho, porteiro, eletricista, perueiro ou camelo usavam na cintura é o acessório do momento, você vai acreditar?




É isso mesmo que você esta pensando! Depois de anos condenando seus parentes por saírem de casa com aquilo pendurado e acreditando piamente que esse teria sido o maior erro fashion de todos os anos, depois de virar sinônimo de barriguinha excedente (nada contra, mas é a verdade!), ela voltou.
Voltou mais charmosa e metida, até o nome mudou! Agora sua temida pochete virou a BELT PURSE. O nome é dado por que belt é cinto e purse é bolsa em portugues (mas só por curiosidade o nome pochete vem do francês e se escreve com dois T). 

A pochete quer tanto seu lugar como “It Bag” que já é a terceira vez que tenta. Surgiu da necessidade, lá em 1800, de guardar objetos. Conforme o tempo passavam, os hábitos mudavam. Veja a descrição do cronista florentino Giovanni Villani (1280-1348): 


"Nesses tempos as gentes começaram a mudar de hábitos e roupas desmensuaradamente. (...) Começaram a usar roupas apertadas à moda catalã, colares e bolsinhas na cintura e na cabeça, a vestir chapéus sobre o capuz. (...) – Fonte: Apud G.Mafai, Storia della Moda. 

As mulheres do século XVII carregavam abaixo da parte superior da saia os chamados “pockets”. Eram bolsos separados, amarrados à cintura. Mais tarde, esses bolsos passaram para frente, e por isso, ficaram mais elaborados, conhecidos como pochete, que foram ícones durante os anos 80 e 90. 


A gente sabe que mesmo mudando de nome seu nariz ainda torce e seus pelos se arrepiam, porque logo vem aquela imagem “oitentista” na sua cabeça, época que a pochete (vulgo belt purse) teve seus anos de gloria. 
Mas calma meu querido leitor, pense nela como um remake mais sofisticado. Ela volta como um cinto com uma carteira lateral. Desassocie com aquelas que você usava pra ir ao zoológico que tinha o desenho da Miney, ou as do seu pai cheias de bottons. Vamos com calma tá?



Ai você me pergunta: Mas Gi quem desenterrou esse “exu”? A bonita tentou um ensaio de volta lá em 2011 no desfile Diane Von Furstenberg na semana de moda de Nova York, Hermès, Pucci, Marc by Marc Jacobs e Louis Vuitton, TopShop. 





Ainda assim, se sentindo renegada, apareceu junto a algumas famosas como Rihanna (que já se mostrou viciada no acessório) e Beyoncé, mas precisou aparecer no final de 2013 em um desfile da Channel de alta costura o resort 2014  para voltar a boca do povo com sua polemica. 


Questionando se quem usa é fashion victim ou ela realmente merece um espaço no seu armário.
Afinal elas são uteis e praticas na balada, nos festivais, na rua, etc. 
E de toda forma, não tem mais aquela cara que tinha. Esta mais fina, delicada, sofisticada e discreta! Descolada ou temida a pochete/belt purse pode ser usada por homens e mulheres. 
Elas variam os estilos, materiais e aplicações. As mais comuns são de couro em tons mais básicos para realmente passarem desapercebidas. O mais bacana é que não existe mais a necessidade de usa-las só na cintura, da pra usar como bolsa tira colo, ou na lateral do tronco. 





Vai, para baby, não negue que você já usou uma pochete! Mas e ai ta preparado para usar again?

2 comentários:



 photo 24f9ea36-55d6-47a6-9959-203bdaa75e1c_zpslb52o5el.jpg
O blog surgiu da ideia que moda é além de consumo, mas forma de expressão, de arte e singularidade . Lucas Carrega metido a fashionista que gosta de falar com propriedade e conteúdo.


FOLLOW

Categorias

Arquivo do blog